(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

5 erros que você não pode cometer na seleção de fornecedores

Por:Arthur
Compras e Negociação

14

mar 2017

A relação com fornecedores é uma parte fundamental na gestão empresarial, uma vez que é ela que garante o suprimento dos materiais necessários para que a empresa consiga manter suas atividades — itens diretos para produção e venda, ou material de apoio (limpeza, escritório, copa, etc).

Por isso, a seleção de fornecedores deve ser bem planejada, a fim de garantir o melhor parceiro, com uma boa relação custo-benefício. Confira, a seguir, uma lista com alguns erros que devem ser evitados nesse processo!

1. Realizar a seleção de fornecedores com apenas uma opção

Quando se realiza esse processo com apenas uma empresa, além de a decisão se tornar limitada, não se sabe se a melhor opção foi considerada. Por outro lado, cotar com ao menos 3 participantes, ajuda a analisar melhor cada proposta e aumenta o poder de barganha.

Assim, torna-se possível levantar todos os prós e contras que cada um oferece, além de poder usar essas informações para tentar negociar melhores condições na proposta que for mais atrativa.

2. Considerar somente os preços

O preço é, de fato, o fator de maior peso em uma negociação. Porém, só justifica ele ser alto se a qualidade for excelente e o valor entregue pelo fornecedor for um diferencial.

Vale ressaltar que nem tudo que é mais caro necessariamente será bom, da mesma forma que o barato pode sair caro — já que uma proposta muito inferior às demais pode representar uma qualidade aquém do esperado.

3. Não analisar questões mercadológicas

É preciso ressaltar que, além do preço e qualidade, existem outras questões que devem influenciar a seleção de fornecedores, dentre elas: tradição da empresa no mercado, valor de frete cobrado nas entregas e o tempo necessário para o envio de cada pedido, por exemplo

4. Deixar de buscar referências

Outro aspecto bem relevante ao analisar os candidatos é a análise da reputação da empresa. Isso ajuda a verificar o nível de qualidade oferecido, a capacidade de cumprir prazos e entregar as quantidades solicitadas, entre outras coisas.

Para conseguir levantar essas informações, vale a pena conversar com outros clientes e pedir uma opinião sobre a empresa, realizar pesquisas na internet e verificar comentários nas redes sociais.

5. Não avaliar a capacidade de fornecimento

A capacidade de fornecimento também é um ponto muito importante para a seleção de fornecedores, especialmente quando pode-se passar por períodos de alta na demanda, em que quantidades maiores são requisitadas.

Esse tipo de análise permite saber se a empresa em questão possui condições de atender esse aumento com a mesma qualidade, ao mesmo tempo em que não há um aumento considerável nos prazos de entrega.

Como se pode ver, ao realizar a seleção de fornecedores, existem aspectos bem relevantes a serem analisados e que vão muito além da relação custo x qualidade. Quanto mais variáveis forem consideradas, maior será a garantia de que se escolheu o melhor parceiro de negócios e mais promissores serão os resultados.

O que achou desse artigo? Quer saber o que nossa empresa tem a oferecer e tirar outras dúvidas? Então entre em contato conosco agora mesmo!


Compartilhe: