(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

Afinal, por que criar parcerias com fornecedores? Entenda aqui!

Por:Arthur
Compras e Negociação

11

jan 2017

No meio empresarial, o uso de parcerias com fornecedores é recorrente por diversos fatores. Como é desafiador para empresas fazerem mais com menos, essa prática vem se tornado cada vez mais interessante, gerando benefícios para ambas as partes. Nesse sentido, encontrar parceiros confiáveis é um investimento necessário, portanto é natural que ambos estejam dispostos a abrir mão de algumas de suas posições.

Os efeitos de uma relação com fornecedores a curto prazo são visíveis e, a longo prazo, impactam de maneira extremamente positiva para as duas partes. Aqui, vamos falar um pouco sobre como encontrar parceiros de forma estratégica e quais os benefícios você, empreendedor, pode tirar disso.

Como fazer boas parcerias?

Primeiramente, é importante entender que o mercado é competitivo, qualquer seja a área de atuação. Fazer uma gestão, analisando a oferta de fornecedores que podem te beneficiar, seja com custos baixos, tempo de pedido, entre outros fatores sempre agrega um benefício que pode te influenciar em uma escolha inicial.

A escolha de bons parceiros vai além do preço mais baixo. Conhecer a qualidade do serviço, os prazos de entrega e as condições do serviço, devem compor o foco inicial de sua proposta. Pagar um pouco mais por uma prestação de qualidade superior é uma escolha estratégica — que sempre deve ser estudada.

Quais são os reflexos de parcerias com fornecedores?

Lembrando que ao procurar parceiros, toda empresa pretende criar um vínculo a longo tempo, mais benefícios podem surgir. Fornecedores gostam de se sentir priorizados, assim como contratantes. Em decorrência disso, benefícios interessantes são originados dessa relação.

Atendimento prioritário

Benefício usualmente originado a curto prazo, uma vez definida uma parceria, o fornecedor entenderá melhor suas necessidades de demanda e tempo de entrega. É a partir disso que outros benefícios se desenvolvem.

Desconto em compras

Vínculos geram vantagens. Muitas vezes, o mais interessante para o empreendedor é reduzir os custos da empresa. Uma vez se sentindo priorizado, é costumeiro o fornecedor oferecer benefícios e descontos exclusivos.

Prazo de entrega

Se há parceria entre as partes, ambas vão trabalhar em prol de fortalecer essa relação. Prioridade em entregas, prazos menores ou transportes mais rápidos vêm no intuito de externalizar o reconhecimento desse vínculo.

Qualidade dos produtos

É sempre bom se assegurar sobre a qualidade dos produtos ofertados. A longo prazo, garantias mais eficazes são oferecidas. Isso transparece uma relação de confiança entre as partes e garante que, em eventuais situações, problemas de qualidade sejam prontamente resolvidos.

Vale a pena investir meu tempo em parcerias com fornecedores?

Certamente estamos falando de uma prática que vem se convertendo em uma política interna dos negócios de sucesso — aproximando diversos elementos importantes do empreendedorismo, inclusive em tempos de recessão econômica.

Ter ao seu lado fornecedores de confiança e dispostos a ajudar no seu crescimento é um fator decisivo no desenvolvimento da sua empresa.

E você, leitor? O que acha de desenvolver relações estratégicas como essa? Quer entender melhor sobre como fazer as melhores parcerias com fornecedores? Veja nosso artigo sobre como escolhê-los e traga esse diferencial para sua atividade!


Compartilhe: