(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

Desvendando os segredos para reduzir os custos da empresa

Por:Arthur
Compras e Negociação

05

dez 2016

Um dos fatores que mais afeta a lucratividade de uma empresa é o seu custo operacional. Você pode até realizar muitas vendas ao longo do mês, mas se estiver gastando muito para conseguir realizar o negócio, terá uma margem pequena. Por isso, é muito importante cuidar dos custos da empresa.

Um bom gestor deve estar antenado a todos os detalhes da sua organização. Mas é verdade que a grande maioria preocupa-se muito mais com a área comercial, planejando metas e estratégias de negócios, deixando a retaguarda de lado. O problema é que os custos da empresa estão mais localizados nos bastidores e são eles que puxam o resultado final da instituição para baixo.

Neste artigo, vamos trabalhar algumas sugestões para que você reduza os custos da sua empresa. Acompanhe!

Conheça os custos da empresa

Parece óbvio, mas esse é o conselho mais importante de todos. Como propor uma redução de custos se você não sabe o quanto a sua empresa gasta para produzir? Você pode realizar um controle por meio de uma planilha, no computador, ou mesmo adquirir um software de gestão. Há várias opções no mercado, fáceis de usar e de custo atrativo.

Sabendo o que é gasto em cada setor da empresa, você tem uma visão global da sua organização e pode atuar mais ativamente na redução de custos.

Faça uma campanha entre os funcionários

Envolver a equipe nos processos da empresa é sempre recomendável. Principalmente quando o assunto é a redução de custos, pois os colaboradores estão inseridos nas rotinas do dia a dia e, certamente, sabem de processos que podem ser otimizados.

Neste caso, vale criar uma campanha de incentivo e montar um banco de ideias, com base nas sugestões dos funcionários. A cada ideia implementada, você pode premiar o seu autor. Certamente surgirão grandes sugestões para reduzir os custos.

Realize uma boa gestão de pessoas

Você sabe quanto custa demitir um funcionário? E contratar um novo membro para a equipe? Saiba que esses processos ficam muito mais caros do que reter talentos dentro da sua empresa. Além disso, você ganha tendo uma equipe mais aderente à cultura organizacional e com mais experiência a respeito dos processos da organização. 

Para reter bons funcionários, invista em um bom plano de carreira, remuneração e benefícios compatíveis com o mercado e trabalhe sempre para manter a motivação dos colaboradores em alta.

Cuidado com impressões de documentos

A impressão de documentos é parte da rotina de quase toda empresa. Dependendo da natureza do negócio, uma grande quantidade de papéis impressa por dia é inevitável. Mas você deve estar atento aos excessos. Muitos funcionários têm o hábito de imprimir apenas para ler algo, o que poderia ser feito na tela do computador.

Além disso, existem recursos para realizar impressões econômicas, usando menos tinta da impressora e menos quantidade de papel.

Fique de olho nas contas de consumo

Contas de luz, água e telefone são os grandes vilões do custo operacional das empresas. Para reduzi-las, é preciso mudar hábitos de todos os colaboradores.

  • Conta de luz: evite deixar luzes acesas durante o período em que a empresa não estiver funcionando. Controle o uso do ar-condicionado e veja se está utilizando muitos aparelhos em stand-by.

  • Conta de telefone: aproveite para renegociar o plano de telefonia da sua empresa, principalmente dos celulares corporativos.

  • Conta de água: faça uma campanha de conscientização entre os funcionários e mande fazer uma verificação geral nos encanamentos da sua empresa.

E aí, gostou deste post? Então participe, deixando um comentário!


Compartilhe: