(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

5 dicas de negociação para fazer compras de grande volume

Por:Arthur
Compras e Negociação

29

dez 2016

O prejuízo para a sua empresa pode ser enorme caso as compras de grandes volumes sejam mal calculadas. Logo, é preciso saber lidar com os fornecedores para conseguir os melhores preços e se destacar da concorrência.

Veja neste artigo algumas dicas de negociação e melhore a sua competitividade no mercado!

1. Pague à vista

É claro que nem sempre é possível comprar à vista porque esse tipo de negócio é um pouco arriscado. Portanto, só faça isso caso vá comprar produtos que tenham a venda garantida. Afinal, há uma chance de que tudo fique parado no estoque, então, reflita bastante antes de tomar essa decisão.

Dito isto, pense que o pagamento à vista para distribuidores é similar ao que estamos habituados como pessoa física, ou seja, é ótimo para o fornecedor e você pode pedir um desconto. Logo, opte por esse negócio caso você tenha dinheiro suficiente e algum artigo que sabe que venderá bastante.

2. Faça contratos de longo prazo

Essa é uma das melhores dicas de negociação para os produtos que sempre vendem e não podem faltar no seu estabelecimento. Isso porque o contrato de longo prazo dá uma mínima segurança ao fornecedor e garante que os preços não mudarão durante o período estipulado.

Essa também pode ser uma ótima estratégia para manter o fornecedor ao seu lado caso algum concorrente esteja entrando na sua área de atuação.

3. Busque benefícios mútuos

Sempre existem dois lados da moeda, então não tente apenas impor as suas opiniões, mas chegar a um ponto em comum. Portanto, tente conciliar os seus interesses com os do fornecedor conversando sobre quaisquer aspectos da negociação, sejam eles relativos ao preço, prazo de entrega, tempo de contrato, etc. Cheguem a um consenso para que ambas as partes se beneficiem e cresçam juntas.

4. Construa um relacionamento

Uma relação entre duas pessoas jurídicas não precisa ser muito diferente do que uma entre duas pessoas físicas, afinal, ter algum nível de proximidade é melhor do que várias dicas de negociação.

Sendo assim, quanto maior for a frequência de compras que satisfaçam os dois lados, maior fica a confiança. Isso gerará mais flexibilidade nas relações comerciais em quaisquer âmbitos como preços, prazos, quantidades, etc.

5. Observe as oportunidades

Existem produtos que não são tão procurados durante todo o ano, exceto em alguma época específica, como os casacos, por exemplo. Essa é uma peça de roupa que vende bastante no inverno, mas que fica parada com o fornecedor por diversos meses devido à falta de demanda.

Logicamente, isso faz com que esse artigo seja vendido a preços bem mais baixos em épocas como o verão e é aí que você deve atuar. Se você tem certeza que venderá muitos casacos daqui a alguns meses (e se o seu estoque suportar), aproveite os preços baixos comprando antecipadamente e guarde-os até a chegada do inverno.

Ficou mais claro saber como você pode economizar com essas dicas de negociação? Conhece alguma outra que é tão útil quanto as citadas aqui? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário e teremos prazer em respondê-lo.


Compartilhe: