(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

6 técnicas de negociação para ter sucesso com fornecedores

Por:Arthur
Compras e Negociação

05

dez 2016

Oferecer produtos e serviços de excelente qualidade e com preços competitivos é um dos caminhos para se manter à frente da concorrência. Você deve estar se perguntando: como fazer isso? E uma das possíveis respostas está aqui: adotando técnicas de negociação com os fornecedores da empresa.

Os fornecedores são peças-chave e podem influenciar diretamente no sucesso ou fracasso de uma empresa, independentemente do tamanho dela. Portanto, é muito importante entender que fazer boas negociações com eles não significa apenas aumentar os lucros e expandir os negócios, mas também garantir a satisfação do seu cliente.

É claro que conseguir valores atraentes e insumos de qualidade confiável não é algo fácil e depende da habilidade do empreendedor nesta área. Pensando nisso, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber para lidar bem com fornecedores.

Confira agora as 6 dicas para fazer boas negociações e melhorar a atuação da sua empresa já!

1. Construa relacionamentos sólidos

Sinceridade e confiança são duas coisas que não podem faltar na relação com um fornecedor. Compartilhe com ele suas expectativas, necessidades e obstáculos. Quando maior for a proximidade entre os dois lados, maiores são as chances de negociar com flexibilidade.

E não se esqueça de deixar claro que o trabalho dele é fundamental para o sucesso do seu negócio!

2. Escolha uma estratégia

Estude qual estratégia deve ser mais vantajosa para a sua empresa e concentre nela os esforços da negociação. Uma das alternativas é utilizar o histórico de fidelidade para solicitar descontos e prazos mais interessantes. Outra opção é pesquisar as ofertas mais baratas e perguntar se o fornecedor estaria disposto a cobrir o valor.

Tenha em mente que a relação precisa ser benéfica para ambas as partes. Portanto, busque conciliar os seus interesses aos do fornecedor, oferecendo pontos positivos a ele.

3. Saiba seus limites

Antes de iniciar a negociação, é fundamental conhecer exatamente aquilo que você quer e saber quais são os limites, sobretudo financeiramente. Qual é o valor máximo que pode ser pago? Assim, você vai estar preparado para apresentar argumentos capazes de convencer o fornecedor.

4. Faça pesquisas

Se a negociação não estiver interessante para a sua empresa, não se prenda a um fornecedor. Busque no mercado outros profissionais e tenha sempre na manga mais de uma opção. Faz parte da rotina de um empreendedor realizar pesquisas frequentemente, com o objetivo de encontrar novas parcerias.

5. Avalie a possibilidade da compra casada

Essa é uma técnica que pode funcionar bem na hora de conseguir os melhores preços. Estude quais insumos podem ser comprados de um mesmo fornecedor e verifique a possibilidade de descontos.

6. Aproveite a sazonalidade

Se o seu produto é mais procurado no verão, por que não negociar com os fornecedores a compra de grandes quantidades no inverno? Isso, claro, se for possível guardar um estoque para quando a demanda aumentar.

E então, o que você achou dessas técnicas de negociação com fornecedores? Está pronto para colocar alguma em prática? Compartilhe sua opinião e experiências com a gente!


Compartilhe: