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Crescimento da empresa: como conquistá-lo em 2017?

Por:Arthur
Compras e Negociação

06

dez 2016

Crescer é um desafio para qualquer empreendimento, independente de sua área de atuação. Hoje, em um cenário cada vez mais competitivo e seletivo, esse desafio é ainda maior. Apenas no ano passado, para se ter ideia, quase 100 mil lojas encerraram suas atividades.

Contudo, é possível se destacar e crescer cada vez mais, mesmo em meio à crise, e hoje vamos te ajudar nessa missão. Continue lendo nosso conteúdo e veja como conquistar o crescimento da empresa em 2017.

1. Desenvolva, alinhe e motive sua equipe interna

Para elevar os resultados da organização, um dos passos mais importantes é ter uma equipe bem treinada, afinada e motivada. Logo, saber como investir na gestão de RH é muito importante, implementando múltiplas ferramentas para construir uma equipe bem-sucedida.

Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa: invista em treinamentos periodicamente, seja online ou presencial; analise e aprimore os canais de comunicação interna, entre funcionários e a liderança da empresa; implemente novos programas de incentivo ao alcance das metas.

2. Invista em metas desafiadoras e relevantes

As metas funcionam como uma bússola, direcionando todos os funcionários na busca pelos objetivos definidos pela organização. Então, é fundamental saber como desenvolver metas de qualidade, que engajem os colaboradores na busca por resultados reais.

Uma meta de qualidade possui o padrão conhecido como SMART, que destaca cinco principais características para uma meta de sucesso, elas devem ser: objetivas; mensuráveis; alcançáveis; relevantes e com tempo muito bem definido.

3. Mensure os diversos indicadores-chave de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (do inglês, Key Performance Indicator) variam muito de acordo com a organização, podendo estar relacionados com a área financeira; comercial; de relacionamento com os funcionários ou clientes da instituição. Veja os mais usados:

  • Net Promoter Score: Avalia o nível de satisfação dos clientes da empresa. Com base na média de NPS, é possível identificar os clientes detratores, neutros ou promotores da marca.

  • Churn Rate: taxa que determina a evasão dos clientes da empresa. Quanto maior, pior para os negócios. Níveis elevados representam a constante perda de clientes, ou melhor, prejuízos para o empreendimento.

  • Churn Rate Employer: Representa a evasão de funcionários, talentos que deixam a empresa por insatisfação com a administração. Altos níveis representam colaboradores desmotivados.

  • Return On Investment: O ROI é a métrica usada para definir os lucros obtidos com determinado investimento, usado para avaliar se os resultados foram positivos ou negativos. É muito aplicado em programas de treinamento ou fidelização de clientes.

4. Incorpore softwares para gestão da empresa

As novas tecnologias contribuem de diversas formas para o crescimento da empresa, auxiliando no recrutamento e seleção de funcionários; definição de metas inteligentes; relacionamento com os compradores e fornecedores; integração dos diversos departamentos e controle financeiro.

Dentre os diversos programas, podemos destacar o CRM (do inglês, Customer Relationship Managemen). Esse programa tem como objetivo otimizar o relacionamento com o cliente da empresa, assegurando informações valiosas para os departamentos de vendas e marketing.

5. Diferencie custos estratégicos e não estratégicos

Para ficar mais claro, o custo estratégico é aquele que gera novos negócios e otimiza os resultados da empresa, como marketing e desenvolvimento de novos produtos/serviços. Os não estratégicos, por outro lado, são necessários para manutenção do estabelecimento, porém não geram novos negócios diretamente, como material de escritório e aluguel do espaço.

Saber identificar esses custos é muito importante, pois o gestor terá a oportunidade de mitigar os custos não estratégicos, aumentando o lucro nas vendas, sem deixar de investir em ações estratégicas para o crescimento da empresa.

Agora que já sabe como otimizar os resultados da sua empresa em 2017, aproveite para deixar seu comentário em nosso post. Compartilhe conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto!


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