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5 dicas de gestão que todo empreendedor deveria saber

Por:Arthur
Falando sobre gestão

08

fev 2017

Saber gerir uma empresa é muito importante, pois só assim o empreendedor conseguirá garantir que ela tenha um futuro próspero, cumprindo todos os seus objetivos e metas.

Porém, não é algo fácil, é preciso estar atento a todos os detalhes da operação da empresa e, por mais que ele tenha conhecimento de quase todas as áreas, sempre há algo para aprender.

Por isso, preparamos, nesse post, 5 dicas de gestão para que você possa aplicar na sua realidade agora mesmo! Confira:

1. Valide seu modelo de negócio

Uma das dicas de gestão mais valiosas é validar o negócio o mais rápido possível, pois quanto mais cedo descobrir que a ideia precisa ser alterada ou descartada, menor será o prejuízo.

Isso permitirá economizar tempo e dinheiro. Nesse sentido, é possível validar a ideia com perguntas básicas, tais como “existe alguém interessado nesse produto?” e “esses interessados pagariam por ele?”.

Nesse sentido, existem algumas ferramentas, como o Canvas, que ajudará a fazer a descrição detalhada do negócio, e o MPV (Mínimo Produto Viável), que consiste na elaboração de um protótipo do produto.

2. Mantenha seu financeiro organizado

A área financeira é uma das mais importantes para qualquer negócio, por isso, nenhum empreendedor pode se dar ao luxo de estar com ela desorganizada.

A principal atenção que deve ser dada é para o fluxo de caixa, controlando os valores de entrada e saídas, além de fazer previsões para o futuro. Ele pode ser organizado de diversas maneiras, desde a utilização de planilhas ou por meio de softwares especializados em controle financeiro.

Dessa maneira, será possível que o empreendedor tenha controle da situação financeira para lidar e planejar o crescimento saudável da empresa.

3. Gerencie seu estoque

Saber gerenciar o estoque também é uma das dicas de gestão que você não pode ignorar.

Independente se ele seja físico ou virtual, precisa ser controlado desde o início do negócio, mesmo que ainda haja pouca saída e entrada de produtos. Afinal, é preciso entender que se algo foi vendido, precisará ser entregue.

O risco de não ter um bom controle de estoque está justamente na possibilidade de perder clientes, caso você não tenha o item que foi vendido.

A melhor maneira de controlar o estoque é fazer um bom planejamento de compras, que seja baseado no histórico de todos os itens que são vendidos. Além disso, é preciso fazer o registro sistemático de cada item que é vendido ou reposto.

4. Conheça seus clientes

O cliente é o principal foco de qualquer negócio, por isso, conhecê-lo é fundamental para conseguir realizar uma boa gestão. O fato é que quanto mais você conhecer o seu cliente, maior é a chance de ter sucesso.

Nesse sentido, tente entender quais são as informações básicas sobre eles: poder de compra, faixa etária, etc. Procure saber também pontos mais específicos, como o seu comportamento, seus hábitos e como é sua rotina.

Dessa maneira, será possível atuar fortemente em sua fidelização, fazendo com que ele volte a comprar com você sempre.

5. Estude o mercado

Conhecer o mercado é essencial para qualquer empresa, pois ela saberá os desafios que deverá enfrentar ao longo de sua trajetória.

Por isso, é importante analisar duas coisas:

  1. o tamanho do mercado;

  2. a concorrência.

Entender o tamanho do mercado é importante para saber o quanto de espaço existe para você entrar nesse ramo.

Agora, conhecer os concorrentes é ainda mais importante para que seja possível se diferenciar deles de alguma maneira e também entender quais são suas boas práticas que estão dando certo.

Além dessas dicas de gestão, existem muitas outras boas práticas que você pode pesquisar aqui no nosso blog. Caso queira deixar sua opinião, utilize o espaço reservado para os comentários!


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