(31) 3314-3200 / marketing1.comercialdesafio@gmail.com

CNPJ: tire aqui todas as suas dúvidas

Por:Arthur
Falando sobre gestão

27

out 2016

Todo empreendedor enfrenta diversos desafios no dia a dia para tornar a sua empresa sólida e lucrativa. Assim, ao administrar sua empresa, o empresário pode se deparar com questões que geram muitas dúvidas e preocupações.

Um dos pontos mais controversos entre os empreendedores é a necessidade do registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Algumas dúvidas são recorrentes como o que é, quais as vantagens, como e por que providenciar o cadastro da empresa.

Pensando em você, que está sempre pesquisando e estudando formas de melhorar o desempenho do seu negócio, preparamos este texto que vai sanar todas essas dúvidas. Continue lendo e fique informado de tudo o que você precisa saber!

O que é CNPJ?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é um cadastro único nacional contendo as principais informações de todas as empresas atuantes no Brasil. Trata-se de um requisito obrigatório, com função semelhante ao CPF (cadastro de pessoas físicas).

O CNPJ possui informações relevantes como o nome da entidade, seu endereço, data de abertura, atividade exercida e a natureza jurídica do empreendimento. É por meio dele que a Receita Federal consegue identificar e mapear as empresas em funcionamento no país.

Qual a importância desse cadastro?

Estar corretamente inscrita no CNPJ é muito importante para que a empresa garanta a sua regularidade fiscal e jurídica. Isso porque, sem esse cadastro, ela atuará na informalidade. Como não existirá formalmente, essa empresa não poderá usufruir de diversos direitos e benefícios, como por exemplo:

  • Acesso a benefícios previdenciários para o empreendedor

  • Possibilidade de emissão de nota fiscal

  • Compras em atacado com fornecedores, recebendo descontos especiais para empresas

  • Participação em licitações e contratações com o Estado

  • Acesso a crédito e incentivos fiscais.

Sendo assim, é possível perceber a importância da formalização da empresa para que possa atuar de maneira correta, recebendo incentivos e suporte Estatal para se manter em funcionamento.

Como fazer o cadastro no CNPJ?

A empresa que deseja se formalizar deve seguir alguns passos simples para obter o seu registro.

Inicialmente, é feita a solicitação da inscrição com o preenchimento da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica e do quadro de sócios e administradores, no próprio site da Receita Federal, enviada pelo aplicativo Coleta Web.

Após o correto preenchimento dos dados, é feita a transmissão das informações e gerado o Recibo de Entrega (que deve ser impresso e guardado). O número do recibo servirá como código de acesso para que o empreendedor acompanhe a sua solicitação via internet.

Em seguida, a formalização do cadastro é feita por meio da entrega da documentação necessária à unidade cadastradora da jurisdição, indicada após a consulta da solicitação.

O CNPJ é, sem dúvidas, um cadastro de grande relevância para todas as empresas. Como você percebeu, com essa regularização jurídica, o empreendimento passa a existir nos bancos de dados da Receita Federal. Somente com ele é possível usufruir dos diversos benefícios e manter a sua empresa funcionando formalmente e com segurança.

Ainda possui alguma dúvida sobre o CNPJ? Deixe seu comentário. Teremos prazer em lhe ajudar!


Compartilhe: