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Como (e por que) fazer parcerias em minha empresa?

Por:Arthur
Falando sobre gestão

10

mar 2017

Um negócio bem-sucedido não se faz com uma empresa isoladamente. Procurando entre as organizações mais bem colocadas no mercado hoje em dia, é fácil notar que muitas delas buscaram parcerias estratégicas para alavancar suas vendas e melhorar a qualidade de seus produtos. Para companhias menores, que ainda não estão consolidadas, essa pode ser a chave para superar os concorrentes.

Saber como escolher seus parceiros é fundamental, pois o trabalho deles vai complementar suas atividades. Para ajudar nessa tarefa, separamos aqui 4 critérios simples nos quais basear a escolha de suas parcerias. Confira:

1. As vantagens devem ser mútuas

Quando se fala em parcerias estratégicas, é sempre bom lembrar que elas são vias de mão dupla. Se o seu parceiro não receber nenhum retorno diante do próprio tempo, esforços e recursos investidos na colaboração, não haverá motivo para começar parceria alguma. O mesmo vale para sua empresa: se em sua gestão você não conquistar nenhum benefício com a parceria, é melhor guardar seus recursos para uma próxima oportunidade.

Antes de fazer ou aceitar qualquer proposta, avalie todas as condições e tente prever o resultado. Se as estatísticas não forem promissoras para um dos lados, reconsidere. Mesmo que você seja a parte beneficiada, lembre-se de que a reputação de “explorador” não é boa para quem deseja fazer novos parceiros.

2. Promova sempre a troca de conhecimento

Uma das melhores qualidades das parcerias estratégicas é a possibilidade de aprender mais sobre o mercado. Mesmo para empresas de ramos muito diferentes, sempre há algum conhecimento a ser agregado. Isso estimula o pensamento mais criativo e coloca ambos um passo à frente de concorrentes que se prendem apenas a métodos mais tradicionais.

Essa troca pode ocorrer de várias formas. Compartilhamento de protocolos, troca de funcionários, aulas diretas, entre outras. Talvez você encontre o diferencial que precisava para o seu produto em uma relação como essa.

3. Não pense apenas no dinheiro

Uma parceria estratégica não é necessariamente aquela que traz mais lucro direto para sua empresa. De fato, a maioria delas possui o dinheiro como um benefício indireto. Você deve enxergar os benefícios da parceria além do retorno imediato.

Por exemplo, realizar uma parceria com objetivo comunitário, como auxiliar uma escola local, conta como publicidade positiva a favor da sua marca. Como benefício extra, sua entrada nesses mesmos espaços é facilitada no futuro, o que pode ser útil na hora de buscar jovens aprendizes.

4. Seja sempre honesto e transparente

Antes de uma parceria estratégia, você deve buscar uma parceria honesta. Nem sempre é possível confiar nas pessoas encontradas ao acaso. Mesmo entre colegas de negócios, costuma haver um grande período de cautela até que haja uma confiança mútua.

Para garantir que esse estágio será atingido, é necessário cumprir com a sua parte do acordo, agindo de maneira transparente. Além disso, é bom lembrar que desonestidade não será vista com bons olhos por seus futuros parceiros.

Agora que você entende um pouco melhor a importância e as melhores formas de criar parcerias estratégicas, é hora de buscar novos contatos para sua empresa. Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário logo abaixo com sua pergunta ou nos conte sua história!


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