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Cheklist: 4 coisas que garantem qualidade de vida para o trabalhador

Por:Arthur
Falando sobre gestão

12

dez 2016

Você já parou para pensar em quais são os fatores que afetam a qualidade de vida dos seus funcionários? Se você pensou primeiramente no salário, saiba que você está errado. A qualidade de vida é impactada por inúmeras situações que vêm antes do pagamento recebido ao final do mês.

O funcionário pode até ganhar muito bem, mas se ele não cuida da sua alimentação, não é desafiado a cumprir metas e até mesmo se não tem boas condições de trabalho, certamente sua qualidade de vida está com níveis mais baixos do que deveria.

Veja algumas coisas que você pode providenciar para garantir qualidade de vida para o trabalhador.

1. Ter um local para refeições

Houve um tempo em que as pessoas utilizavam o horário de almoço para ir em casa, comer e até mesmo descansar um pouco antes de voltar para o trabalho. O trânsito caótico, o tempo escasso e a quantidade de coisas para se fazer em um dia, transformaram esse hábito em uma raridade.

O trabalhador atual come em restaurantes próximos ao trabalho ou, muitas vezes, na própria empresa. Se é assim, uma ótima opção é ter um local adequado para que os colaboradores possam fazer suas refeições, com mesas, cadeiras confortáveis e alguns eletrodomésticos como geladeira e forno micro-ondas.

E mais do que isso: você pode aproveitar a necessidade de se manter este espaço para incentivar a alimentação saudável, por meio de ações de comunicação neste sentido. O funcionário só tem a ganhar e a empresa também.

2. Não deixar faltar material básico

Não é só o material de escritório que deve ser foco dos seus esforços para suprir a sua equipe. Por incrível que pareça, muitas empresas se esquecem do material básico de higiene e deixam faltar sabonete, material de limpeza e, até mesmo, papel higiênico.

Para que isso não aconteça, adote um controle de estoque rigoroso que permita você sempre ter esses itens de forma suficiente ou com sobra.

3. Valorizar a competência da equipe

Agora que você já cuidou das necessidades básicas da sua equipe, é hora de estimular o lado profissional deles. Para isso, é fundamental que você valorize a competência de cada um dos seus funcionários, propondo desafios e reconhecendo bons trabalhos realizados.

Por mais que se tenha um bom salário, os profissionais atuais querem mesmo é reconhecimento pelos bons serviços prestados. Crie metas que sejam desafiadoras e, ao mesmo tempo, factíveis, procurando premiar os destaques da sua empresa, baseado em critérios justos e objetivos.

4. Ter um líder e não um chefe

Esqueça a figura do chefe que ficava dando ordens aos gritos sem sequer se levantar da cadeira. Atualmente, as melhores organizações estão investindo na formação de líderes. No lugar de impor respeito por medo e autoridade, os líderes modernos são exemplos de competência e capacidade de realização, que inspiram os funcionários a segui-los.

Se você acha que ainda precisa desenvolver mais esse lado, procure um trabalho de consultoria ou mesmo realize uma sessão de coaching profissional. Você vai ver que a produtividade e o clima organizacional vão melhorar muito, promovendo um crescimento para toda a empresa.

Então, já fez o seu check-list das coisas que garantem qualidade de vida para o trabalhador? Então deixe seu comentário abaixo e conte as suas experiências!


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